The Bittersweet Symphony: The Verve ou Rollings Stones?

Image

Por Jorge Oliveira

Olá, Junkies, tudo bem?

O mundo da música tem suas particularidades, suas curiosidades. E como tem. No mundo inteiro, em qualquer cultura, cada música tem sua história e essa faz parte de todo o processo de criação, assimilação e composição. É muito comum vermos músicas transcenderem décadas e caírem no gosto das gerações posteriores. Essas músicas carregam elementos que fazem pessoas se identificarem com elas independente da época em que nasceram.

Algumas bandas mais atuais trazem elementos de outras décadas para enriquecerem a produção através de samplers ou regravações.

Para exemplificar: Vocês conhecem a canção “The Bittersweet Symphony” do The Verve? Obviamente, sim!

Essa música estourou nos anos de 1998 e 1999 quando entrou para a trilha do filme cult-teen Segundas Intenções.

No arranjo, observamos uma base de violinos em quatro acordes. Essa base é a característica principal dela. Mas de onde ela vem? Foi composta pelo “The Verve”? A resposta é não.

Para entender vamos à raiz da questão. Vamos pegar primeiramente a canção “The Last Time” (1965) dos Rollings Stones. Vejam se existe algo familiar.

Exato. Agora a versão orquestrada pela Andrew Oldham Orquestra:

Sim! A base é um sample da versão orquestrada da The last Time dos Rollings Stones.

O The Verve chegou a obter uma licença legal para o uso do sample da Andrew Oldham Orchestra. Mas quando a Bittersweet Symphony ganhou as paradas de sucesso do mundo inteiro, o empresário dos Rollings Stones, Allan Klein, processou o The Verve por plágio, alegando que eles usaram muito da música, não podendo assim, reivindicar os direitos pela canção.

Ameaçados de terem seus discos retirados do mercado, o The Verve então, entrou em um acordo judicial no qual os direitos de publicação da música são revertidos à empresa de Allan Klein e os créditos da composição para Jagger e Richards.

E agora o produto final:

infobox_Jorge

Deixe um comentário